Nada a Perder? (Tomando as Próprias Decisões)

Essa é a minha primeira postagem depois de muito tempo, deletei o primeiro blog pessoal e creio que foi melhor assim. O fiz com a intenção de iniciar uma nova fase, então vamos em frente com esse objetivo. Quero escrever coisas mais úteis, textos que possam realmente ajudar as pessoas em suas experiências de vida, seja em relacionamentos, estudos, trabalho, religião, escolha profissional, ou até a escolher um filme para ver. Falarei das coisas mais fúteis até as coisas mais importantes, a regra que vou tentar seguir é "utilidade pública". Não sou a melhor pessoa para aconselhar alguém, mas, sinceramente quem é? Todos somos imperfeitos, então que possamos nos ajudar com o que conseguimos aprender com os tombos da vida.

Vamos ao tema...

Quem disse que você não tem nada a perder quando toma uma decisão? Pense comigo, se escolhemos o caminho à direita descartamos o caminho à esquerda, certo? Hoje escolhi escrever esse texto, mas poderia estar assistindo um filme, ou fazendo absolutamente nada enquanto olho para o teto? Sim... Vivemos escolhendo o tempo todo, desde as coisas mais tolas até as coisas mais importantes, e nunca paramos, pois, muitas vezes, até a morte é uma escolhe (exceto quando ocorre de forma natural).

No mundo atual a frase que tem se destacado é "se isso não te faz feliz desiste...", será que isso é realmente sábio? E alguns diriam que sim e principalmente se falarmos de escolhas amorosas. A escolha amorosa é a mais problemática de todas, diz-se que alguns escolhem por amor, outros escolhem por dinheiro, outros por um belo corpo, outros pelo sexo e assim por diante. Quando penso em escolhas me pergunto qual delas seria mais grave, ou seja, qual delas seria capaz de arruinar ou elevar toda uma vida? Vamos a algumas delas: profissão, mudar de cidade/país, casamento, cirurgia/tratamento/procedimento médico, e - em alguns casos - religião. Usar drogas também pode ser uma escolha influente. Em fim, quando não temos alguém para escolher por nós e consequentemente para culparmos caso não seja uma boa escolha aprendemos a ser adultos.

Estou chegando aos 30 anos e penso, talvez apenas agora esteja caindo a ficha do que vem a ser agir como um adulto. Pagar as próprias contas é fácil comparado a fazer as próprias escolhas e arcar com as consequências delas. Me pergunto em que parte da vida podemos finalmente nos aliviar e utilizar a desculpa "isso não estava me fazendo feliz...", ou não seria uma desculpa, mas sim um dos motivos mais importantes ao fazermos uma escolha? Será que uma escolha deve ser nivelada pelo quanto de felicidade que ela pode trazer? E quando não houver tempo de avaliar? Dizem que quando não há tempo para avaliar uma escolha a mesma é caracterizada como loucura se optamos por ela mesmo assim. Por exemplo, um romance que veio de outra parte do mundo nos sugere viajar com ele/a e viver em outra realidade longe de todo o mundo que conhecemos, imagine isso acontecer em 72 horas e você precisar tomar uma decisão. Há tantos exemplos parecidos com este, mas resolvi citar este, pois é mais palpável para mim.

Eu me preocupei muito com terminar o que comecei, com o tempo e a idade, em insistir em algo uma vez que escolhi, embora a indecisão me tome sempre, principalmente quando a escolha me deixa infeliz. A questão é que muitas escolhas deixam as pessoas infelizes, constantemente vemos seres humanos insatisfeitos com o que têm em suas vidas e nos perguntamos "será que minha vida é tão ruim assim?". Somos compostos por tantas coisas, tantos valores que, muitas vezes não servem de nada para nossas conquistas, somos tão orgulhosos principalmente quando se trata de conquistar nossas próprias coisas.

Se você esperava que o texto te trouxesse uma resposta pronta me perdoe por te frustrar, na verdade o texto é uma reflexão, é um instrumento para nos fazer pensar sobre todos os lados do dado. Posso dizer que já experimentei os dois lados da vida: escolher a felicidade embora outras coisas faltassem e escolher as outras coisas embora a felicidade faltasse. Realmente nunca estamos satisfeitos, queremos tudo exatamente da forma que desejamos, mas estou inclinado a crer que talvez tudo possa faltar, mas a felicidade é tão cara, muitos tem tudo na vida, mas lhes falta a felicidade, muitos nem sabem o que ela realmente significa... mas o mundo gira em torno das outras coisas.

- Beto Souza
(Roberto de Souza)
Capão da Canoa-RS, 18 de Julho de 2018 (01:32)

Comentários